Aula01
Aula 01
Nesta primeira aula iremos estudar uma introdução conceitual e histórica ao tema de aconselhamento psicológico e temos como objetivo que você conheça de maneira abrangente o termo estudado, bem como saiba dos principais autores que se dedicaram às pesquisas neste campo. Além deste objetivo principal, também é de muito valor que você considere as teorias apresentadas para a formação de uma opinião crítica, embasados no posicionamento teórico e ético a que devemos estar atentos na profissão de psicólogo.
Ótima aula!
1- Introdução conceitual e histórica ao tema de aconselhamento psicológico. 11
Aconselhamento Psicológico - Stela V. Faustino - UNIGRAN
1.1- Desenvolvimento histórico do conceito.
A priori, os primeiros registros que fazem parte da história teórica do aconselhamento estão interligados ao fornecimento de diagnósticos em movimentos de fundação de centros de orientação infanto-juvenil, acolhendo pais e filhos, aproximado ao ano de 1910.
Ainda neste período, com o surgimento da orientação profissional de Parsons, em Boston, havia o serviço com o objetivo de fornecer informações relativas ao mundo profissional, não havendo ainda técnicas sobre o relacionamento entre orientador e orientando.
Em 1924 a definição de orientação profissional era fornecimento de orientações e conselhos sobre a escolha profissional.
Em 1937 modificou-se o caráter estático, assumindo posição dinâmica quando
Meyers1 definiu orientação profissional como um processo de assistir o indivíduo a encontrar uma profissão adequada às suas características pessoais. Após a ênfase na testagem psicológica, entre 1940 e 1950, houve espaço para o desenvolvimento da relação entre orientador e orientando. Neste momento abriu-se espaço para as teorias de Carl Rogers com relação a orientação não-diretiva no aconselhamento psicológico.
Outros movimentos abriram campo para o estudo desta teoria, como Centros de
Aconselhamento