Aula01
Imunologia é o ramo da biologia que estuda o sistema imunitário (ou imunológico) e todos os organismos. História
O conceito de Imunologia foi criado por Elie Metchnikof em 1882. Após espetar uma larva transparente de estrela-do-mar com o acúleo de uma roseira,
Metchnikof verificou um acumulo de células cercando a ponta afiada, 24 horas após a injúria. Uma resposta ativa dos organismos foi então proposta, baseada nas observações da Fagocitose (termo cunhado pelo próprio
Metchnikof). Esta atividade seria fundamental na manutenção da integridade dos organismos, sendo que a defesa aparece como um fenômeno secundário.
•
IMUNIDADE
– Significava proteção contra doenças infecciosas
– As células e moléculas responsáveis pela imunidade formam SISTEMA
IMUNOLÓGICO (resposta coletiva e coordenada à introdução de substâncias estranhas ) RESPOSTA IMUNOLÓGICA
•
Reação a substâncias estranhas.
•
Incluindo microorganismos, bem como macromoléculas (proteínas e polissacarídeos), independentemente das conseqüências fisiológicas ou patológicas dessa reação.
As células responsáveis pela imunidade são os linfócitos e os fagócitos
Os linfócitos podem apresentar-se como linfócitos T ou linfócitos B (estes são responsáveis pela produção de anticorpos Anticorpos
Os anticorpos são um grupo de proteínas séricas produzidas pelos linfócitos B. Eles são a forma solúvel do receptor de antígenos.
Antígenos
Antígenos são quaisquer moléculas que possam ser reconhecidas pelo sistema imune. O reconhecimento do antígeno é a base principal de todas as respostas imunes.
• A função fisiológica do sistema imune é a defesa contra os microorganismos infecciosos.
• No entanto, exerce também outras funções:
“limpeza” do organismo retirada de células mortas; renovação de determinadas estruturas;
rejeição de enxertos;
memória imunológica;
destruição de células alteradas, que surgem como resultado de mitoses anormais se não forem destruídas, podem dar origem a tumores.
•