aula
5. Cálculo da Perda de Carga (hf) e da Pressão dinâmica (Pd)
Cálculo da Perda de Carga - Exemplo
Calcular a perda de carga do trecho mais desfavorável da tubulação abaixo utilizando a fórmula de
Fair-Whipple-Hsiao e o método dos comprimentos equivalentes.
Perspectiva Isométrica
Corte Longitudinal do Banheiro
5.1. Análise do projeto
Antes de atender todos os aparelhos projetados em um ambiente, a água deve passar por uma válvula de controle (Registro de Gaveta - RG). Essa válvula será utilizada quando for necessário algum tipo de manutenção ou intervenção nos aparelhos existentes no ambiente.
Por exemplo, se for necessário trocar a bóia da caixa acoplada, fecha-se o registro do banheiro antes de fazer a manutenção, evitando assim que a residência inteira fique sem abastecimento e que a vazão de água atrapalhe o conserto.
Essa tubulação que leva a água até o ambiente chama-se RAMAL.
O ramal do nosso exemplo de banheiro deve abastecer os três aparelhos (chuveiro - CH, lavatório LV e bacia com caixa acoplada - CD).
A partir do Registro de Gaveta, existe uma primeira derivação ("tê") que divide a vazão da água para o chuveiro e para os outros dois aparelhos colocados à direita, o lavatório e caixa acoplada da bacia sanitária. Essa tubulação que atende somente o aparelho chama-se SUB-RAMAL. No nosso exemplo, existem os sub-ramais do chuveiro, do lavatório e da caixa acoplada.
5.2. PRÉ-DIMENSIONAMENTO DO RAMAL DO BANHEIRO
Como no nosso primeiro exemplo, o reservatório atende somente um ambiente, vamos entender como ramal, o trecho de tubulação que vai desde a saída do reservatório até a primeira derivação
("tê) para o chuveiro.
5.2.1. Cálculo da Vazão do Ramal do Banheiro
Cada aparelho possui uma vazão específica e um peso relativo, como apresentados na tabela abaixo: aparelho
vazão Q (l/s)
peso relativo (P)
Chuveiro
0,20
0,40
Lavatório
0,15
0,30