aula
A hipertensão arterial é um dos fatores de risco mais importante para cardiovascular doença, a principal causa de mortalidade e morbidade em diálise. Foi encontrada em 80% dos pacientes em estado de pré-diálise, em 60% dos pacientes com hemodiálise e em 30% daqueles com diálise peritoneal [1, 2].
A relação entre hipertensão e mortalidade cardiovascular /
/ Morbidade aparentemente é controverso em pacientes dialisados por causa da prevalência de comorbidades altos, a patologia vascular subjacente, e os efeitos de diálise na pressão sanguínea. Os efeitos da idade, do ventrículo esquerdo hipertrofia / disfunção (que também são mais prevalentes em pacientes com hipertensão), e má nutrição pode mascarar a verdadeira relação entre pressão arterial e mortalidade em doentes hemodialisados [3].
A hipertensão arterial tem sido associada com acidente vascular cerebral, arritmias ventriculares, e progressão da aterosclerose em pacientes em hemodiálise. melhorado sobrevivência devido a monitorização da pressão arterial adequada dos pacientes dialisados
Claramente Demonstrated've sido, salientando a importância da anti-hipertensivo adequado tratamento [4].
A etiologia da hipertensão arterial em pacientes de diálise é multifatorial.
Medição da pressão arterial em pacientes em diálise
As medidas pré e pós-diálise de pressão arterial em pacientes com hemodiálise pode ser enganosa para o diagnóstico de hipertensão. O pré-diálise pode superestimar a pressão arterial sistólica, Considerando que a sistólica pós-diálise podem subestimar a pressão arterial, o sangue sistólica média inter-dialítico pressão de 10 mm de Hg e a pressão sanguínea diastólica média em 7 mmHg [6].
A medição da pressão arterial sistólica pós-diálise poderia ser mais reflexivo da pressão arterial interdialítico [7].
Monitorização da pressão ambulatorial (MAPA), mostrou que a pressão arterial faq freqüência é alta em pré-diálise, diálise cai momento imediatamente após