Resumo de "Os Tipos Puros de Dominação Legítima" de Max Weber
CENTRO DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E JURÍDICAS CCJP
ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS ECJ
Mariana Prestes
Direito 1º período
Comunicação e Redação Profº Luís Otávio
Produza um texto de cunho dissertativo, levando em consideração um argumento sustentando por Max Weber no texto "Os Tipos Puros de Dominação Legítima" ( Essa breve dissertação deve conter no mínimo 30 linhas)
Em seu texto, Weber denomina e explica as diferentes formas de dominação existentes.
E essa capacidade de obediência diante de um mandato pode vir de diferentes maneiras, fossem de ordem cultural, ou com bases jurídicas. Estas últimas foram as que receberam uma análise profunda do autor, onde ele cita três modalidades de dominação, a legal, com a burocracia como maior característica, a dominação carismática, onde o líder é eleito por suas qualidades excepcionais e por fim, a dominação tradicional, onde o poder vem da tradição de forma patriarcal.
Esse terceiro tipo de dominação é o presente nas sociedades mais tradicionalistas, que respeitavam os poderes existentes há muito tempo através de uma crença. O detentor do poder era o "senhor", o seu corpo administrativo que era formado pelos "servidores" e os
"súditos" deveriam obedecer as ordens. E essa estrutura da sociedade e a relação
"senhor x súdito" era respeitada justamente pela tradição, pois ela legitima quem tem o poder para ordenar e, inclusive, dita o conteúdo das ordens.
Diferentemente da dominação legal, não existe burocracia para designar os cargos administrativos. Em vez de uma ordem sistemática, é o senhor que forma o quadro administrativo, onde os mais próximos e dignos de confiança do senhor tomam posse de cargos mesmo sem apresentar competência para isso.
Em alguns casos, os servidores apenas ocupam os cargos, sem o poder de