Macroeconomia
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema as Obrigações em Moçambique, a partir deste, o grupo falou dos tipos e como elas se classifica. Assim, para alem disso o grupo se baseou no caso de Moçambique as empresas mais destacadas é no caso das TDM (Telecomunicações de Moçambique).
OBRIGAÇÕES EM MOÇAMBIQUE
CONCEITO
OBRIGAÇÕES: é um título de crédito, que confere ao seu titular o direito de receber periodicamente juros, e numa determinada data, o reembolso do capital mutuado.
Ela tem como elementos principais:
O valor nominal é o valor facial do título.
O preço de emissão é o valor pago no momento da subscrição e que pode ser diferente do valor nominal. Se estiver acima do valor nominal diz-se que está acima do par, caso contrário está abaixo do par.
A taxa de juro pode ser fixa ou variável e designa-se por taxa de juro de cupão.
A periodicidade do pagamento é a frequência com que os subscritores recebem o juro, tipicamente semestral ou anual.
Uma obrigação tem também um prazo de maturidade na qual a obrigação vence, momento em que se dá o reembolso do empréstimo.
O emitente da obrigação compromete-se assim a devolver o valor nominal juntamente com os juros referentes ao período. As principais características das obrigações são o emitente e a taxa de juro. A garantia de receber a remuneração depende do emitente, ficando o obrigacionista exposto ao risco de crédito dessa entidade. A taxa de juro reflecte a remuneração, mas também o risco.
Normalmente é apelidada de titulo de rendimento fixo e podem ser emitidas ao par, abaixo do par ou acima do par. A amortização do titulo pode ser efectuado através de um único reembolso, ou de vários reembolsos, por redução ao valor nominal ou em várias anuidades, com amortização integral.
Uma obrigação é um instrumento de dívida em que um investidor empresta dinheiro a uma entidade em troca de juros periódicos até ao