Aula N 1 PRECONCEITO LINGUISTICO
I - Observe as assertivas a seguir e estabeleça sua veracidade a partir das discussões em sala de aula. (Atenção! Pode haver questões que não são verdadeiras).
2) A língua é um amontoado de variedades que a compõe, e o padrão é apenas uma entre tantas variedades. Verdadeiro ou falso? Por quê?
Houaiss: linguística. → Variedade linguística é cada uma das modalidades em que uma língua se diversifica, em virtude das possibilidades de variação dos elementos do seu sistemaSim (vocabulário, pronúncia, sintaxe) ligadas a fatores sociais e/ou culturais (escolaridade, profissão, sexo, idade etc.) e geográficos.
São variedades sociais e/ou culturais: a língua padrão, a língua popular, a linguagem dos pescadores etc.; são variedades geográficas: o português do Brasil, o português de Portugal, falares regionais carioca, nordestino etc.; dialeto, variante.
Gírias
Arcaísmos
Neologismos
Jargões
Indianismos
Padrão
Regionalismos
Internet*
Empréstimos
Pronúncia (fonética)
Etc.
3) Pessoas ricas, cultas, poderosas falam e escrevem sempre usando a língua padrão. Caipiras, pobres, ladrões e marginais sempre falam e escrevem errado. Concorda ou discorda? Justifique.
4) O português vem sendo corrompido com o passar do tempo. Concorda ou discorda? Justifique.
5) Os brasileiros não sabem português. Escrevem e falam tudo errado. Qual sua opinião sobre essa assertiva?
6) Não podemos aceitar a influência de línguas estrangeiras no português, como o inglês, para não se perder a característica pura da língua. Justifique sua opinião a respeito dessa afirmação.
Camelô
→ do francês camelot (1821) 'vendedor ambulante de coisas de pouco valor'
Chope
→ do alemão Shope (1425), Schopen 'vasilhame de cervejeiro', al. Schoppen (1650) 'cerca de meio-litro'
Guerra
→ do alemão antigo werra = 'discórdia, revolta’
Almofada
→ do árabe al-muhaddâ 'coxim, travesseiro'
Carnaval
→ do italiano *carne levare 'abstenção de carne'; ocorre em vários dialetos da