AULA M TODOS E COMPARTIMENTOS DA ECONOMIA
Ciência Econômica
Conceito de método: Maneira de raciocinar acerca de um objeto de estudo para alcançar um determinado objetivo.
Basicamente, são dois os métodos de investigação científica: o indutivo e o dedutivo.
Métodos indutivo e dedutivo
Método Indutivo: Parte da observação direta de aspectos isolados da realidade, para através de seu conhecimento, estabelecer os princípios gerais que regem a matéria em estudo. Parte do particular para o geral.
Permite levantar hipóteses sobre o comportamento dos fatos conhecidos e observados
O que caracteriza o método indutivo de investigação?
A transposição do processo de reconhecimento da realidade para sua abordagem teórica
Métodos indutivo e dedutivo
O método indutivo é utilizado pela econometria, ao elaborar modelos resultantes de levantamentos sistemáticos e quantitativos de variáveis econômicas.
Princípios, teorias e leis derivadas do método indutivo, bem como os modelos econométricos são simplificações da realidade observada.
Métodos indutivo e dedutivo
Método dedutivo: parte da elaboração de pressupostos gerais acerca de um determinado objeto de estudo para atingir o conhecimento do fato isolado, do detalhe.
Parte do geral para o particular.
Levanta hipóteses sobre o comportamento de fatos não conhecidos ou sobre as possíveis relações entre estes e os observados.
Métodos dedutivo e indutivo
De que depende o emprego de um ou de outro método de investigação? Depende da natureza dos fatos com que se está lidando.
Método indutivo: mais empregado na investigação de aspectos da realidade econômica passíveis de mensurações mais precisas.
Método dedutivo: adotado para teorizar situações que apresentam influências entrelaçadas tornando difícil separar elementos para observações, ordenamento e interpretações. Métodos indutivo e dedutivo
Exemplo de elementos resultantes do método dedutivo:
Princípios que explicam o comportamento racional dos