Aula Tica E Moral
A realização da moral
Disciplina: Filosofia e Ética
Profª. Paula Roberta Sá
A razão funda a política – as leis e o legislador garantem a origem racional da vida política
A convenção funda a política – nasce como uma convenção entre os homens que decidem viver em comum e combinam entre si as regras e normas a que obedecerão (defendida pelos
Sofistas)
A natureza humana funda a política – os humanos falantes e pensantes, são seres de comunicação e essa é a justificativa da vida política
Conceitos Básicos:
Moral (impositiva) diz respeito aos costumes, valores e normas de conduta específicos de uma sociedade ou cultura.
Ética (questionadora)é a disciplina filosófica que visa elaborar reflexões sobre os problemas mais fundamentais da moral para estabelecer princípios universalmente válidos.
A Moralização do Indivíduo
O ato moral implica consciência e liberdade. O verdadeiro agente moral é o indivíduo, mas enquanto ser social, e não considerado na sua individualidade.
A realização da moral é uma tarefa individual, mas, dada a natureza social do indivíduo, não é um assunto meramente individual. O conjunto de formas características de comportamento peculiares de cada indivíduo, que formam uma unidade indissolúvel, constituem o caráter de uma pessoa; o caráter é algo adquirido, modificável e dinâmico.
O indivíduo pode adquirir uma série de qualidade morais sob o influxo da educação e da própria vida social – e tais qualidades morais, quando realizadas numa situação concreta, são designadas virtudes.
As Virtudes Morais
A virtude supõe uma disposição estável ou uniforme de comportar-se moralmente de maneira positiva; isto é, de querer o bem. O seu oposto é o vício, enquanto disposição também uniforme de querer o mal.
Vale lembrar o ensinamento de Aristóteles, segundo o qual “a virtude é um hábito”, ou seja, é um tipo de comportamento que se repete. Para contribuir para a realização da moral o indivíduo deve realizar atos cotidianos