AULA SOBRE VIOLÊNCIA
Para podermos começar temos que entender a diferença entre indisciplina e violência
INDISCIPLINA:- é a tentativa de se manter como líder, impondo suas opiniões e idéias. O processo educativo implica um espaço de conflito e de transgressão. O confronto faz parte do crescimento e da conquista de um lugar como pessoa. Esta "indisciplina" é bem conhecida dos professores, ela surge sempre que o assunto da aula está desinteressante ou ele não consegue acompanhar os demais colegas, daí a sua ociosidade leva a praticar atos de indisciplina, que para mim, como Diretor de Escola, ficou bem claro que é uma forma de chamar a atenção do professor para si “ e eu o que faço”, se não houver uma intervenção este aluno acaba por abandonar a Escola, porque ninguém quis saber por que ele esta “bagunçando” Onde para que não haja indisciplina é necessário que o professor tenha pleno conhecimento e preparo do conteúdo que está trabalhando e em caso de duvida, não inventar a resposta (fazendo uso do professor sabe tudo). O professor deve saber ouvir para poder contestar(quando tem conhecimento do assunto) ou então, inteligentemente, abrir um espaço para a discussão em grupos.
Um bom professor é aquele que domina o conteúdo de sua disciplina, mas também tem a capacidade de transmitir/construir o conhecimento aos seus alunos, sem imposição e sim com participação.
A aula deve ser planejada e procurando atender àqueles “indisciplinados”.
É bom saber que não existe resposta pronta para o “indisciplinado”, tem-se, como já dito acima, descobrir a causa de sua indisciplina, ou teremos mais um aluno fora da Escola.
VIOLÊNCIA: é independentemente de qualquer fato ocorrido entre professor/aluno, o aluno violento usa, ao contrário do indisciplinado, um motivo para agredir, xingar, praticar bulling, quebrar vidros e materiais escolares, ofender professores, funcionários e até o diretor, ele não tem limites. Seu