ÁLCOOL
F E L I P E B I T E N C O U R T PA L M A – N ° 0 1
L E O N A R D O D O S S A N T O S S I LVA – N ° 1 1
HISTÓRIA DO ÁLCOOL
O álcool contido nas bebidas é cientificamente conhecido como etanol, e é produzido através de fermentação ou destilação de vegetais como a cana-de-açúcar, frutas e grãos. O etanol é um líquido incolor. As cores das bebidas alcóolicas são obtidas de outros componentes como o malte ou através da adição de diluentes, corantes e outros produtos.
Alguns exemplos:
Bebida
Porcentagem de Álcool
Cerveja
5%
Cerveja "light"
3,5%
Vinho
12%
Vinhos fortificados
20%
Uísque, Vodka, Pinga
40%
O QUE ELE CAUSA?
O uso excessivo de álcool pode acarretar em diversos
problemas graves de saúde, problemas mentais, além de problemas sociais, dificuldade de relacionamento com outras pessoas, ou até mesmo com a própria família.
PARTE DE FALAR NA HORA: O fígado é o órgão mais
afetado com o consumo, pois é o responsável pela eliminação quase total do álcool, acarretando, em muitos casos, em cirrose, e posteriormente, câncer.
O problema é que vemos muitos casos dessas pessoas que não aceitam ouvir o termo “você está virando um alcoólatra” e acabam ficando até agressivos, mesmo sabendo que não consegue ficar longe da bebida.
DEPENDÊNCIA ALCOÓLICA: O
ALCOOLISMO
“Do ponto de vista médico, o alcoolismo
é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada” DRÁUZIO VARELA
Até 2013, quase 6 milhões de pessoas são
atingidas por essa doença no Brasil, e o seu tratamento não é fácil: dura pelo menos um ano e meio em sua fase mais intensiva e tem índice de recaída de cerca de 50% nos primeiros 12 meses, sendo que o índice de dependentes do sexo masculino (19,5%) é quase três vezes o do sexo feminino (6,9%).
O ÁLCOOL NA