Aula sobre ead-transferência de domínio por aplicação de modelo
Modelo da atividade: Transferência de domínio por aplicação de modelo
Objetivo:
Ao final desta aula o aluno deve ser capaz de:
Identificar a importância da utilização dos resíduos na busca da qualidade ambiental;
Conhecer a vinhaça e sua utilização nas lavouras de cana de açúcar;
Tema: Qualidade ambiental e o uso da vinhaça.
Muitos são os fatores que envolvem o uso da vinhaça nas plantações de cana de nossa região. Dentre eles podemos citar:
A Gestão Ambiental é conseqüência natural da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo mais sábio, onde se deve retirar apenas o que pode ser reposto ou caso isto não seja possível, deve-se, no mínimo, recuperar a degradação ambiental causada.
Durante a fabricação do açúcar e álcool, tem-se nas destilarias de etanol o problema com a "vinhaça", um resíduo de origem industrial que, devido a sua grande geração e propriedades danosas ao ambiente é um problema para as usinas. Diante desses fatores, o desafio a ser vencido é o de se conseguir meios alternativos na forma de descarte ou reutilização desses resíduos.
Segundo Camargo (2002) “Ela é gerada na proporção média de 14 litros para cada litro de álcool que, em tempos passados eram em boa parte descartados nos cursos de água ou em áreas de sacrifício no solo, o que seria um desastre ambiental de dimensão gigantesca. O esforço congregado de diversas instituições de pesquisa, coordenado e financiado pela então Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério da Ciência e Tecnologia CT, em torno desse problema, resultou numa solução elegante e internacionalmente reconhecida, que foi seu uso como fertilizante potássico que substituía, com a mesma eficiência, o fertilizante importado com, no mínimo, a vantagem social de evitar o desastre.
A vinhaça é um líquido marrom escuro, de natureza ácida que sai da destilação do álcool de cheiro desagradável.