Aula prática: a interdisciplinaridade como uma aprendizagem significativa com o tema drogas
SILVA, Elen Poliana
SANTOS, Élia Amaral do Carmo
SOUSA, Ildenê da Silva
RESUMO
O presente artigo relata a experiência de atividades práticas realizadas na EMEB Aleixo Schenato com a turma do 2ª ano do Ensino Fundamental, teve como proposta trabalhar a temática Drogas, visando à importância de orientar e sensibilizar as crianças sobre o que são as drogas, suas consequências e as diversas maneiras de prevenção, pois o consumo de drogas cresce a cada dia mais entre os jovens. A prática interdisciplinar os alunos no processo de aprendizagem. Nas atividades práticas priorizou-se trabalhar a prevenção sobre as drogas, tendo esse conhecimento os alunos serão capazes de decidir o que é bom para eles, Assim esse trabalho deve ser continuo para que se possa obter um resultado significativo para a vida destes alunos e que estes possam ter uma vida saudável e consequentemente uma aprendizagem significativa. A participação da escola é fundamental para sensibilizar e oportunizar a formação dos alunos, capazes de discernir o que é melhor para si, mas para que haja um resultado ainda melhor é necessário o apoio da família para que assim um possa fortalecer o outro, proporcionando momentos de discussão sobre o assunto, ensinando os valores humanos e valorizando a vida saudável.
Palavras – chave: Escola, família, conscientização, drogas.
INTRODUÇÃO
Vivenciamos todos os dias nos meios de comunicação, presenciamos atos de violência e/ou crimes que acontecem por vários motivos. Pesquisas mostram que um dos motivos que leva o Brasil a ter o maior índice de violência e crime, é consequência das drogas. Segundo Alberto Oliveira:
O jovem consumidor de álcool tem 60% mais chance de se tornar um dependente de drogas. “40% dos homicídios acontecem no trajeto boteco-casa ou casa-boteco”, afirma o delegado. E conclui: “Para mim, o álcool é a pior droga. Ou melhor, a