Principais viroses
Agente etiológico: O Vírus HIV / VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana)
Transmissão: Sangue, esperma e secreção vaginal, leite materno, transfusão de sangue contaminado, que pode ser também através do uso de objetos cortantes ou seringas contaminadas.
Infecção: O vírus HIV age no interior das células do sistema imunológico, responsável pela defesa do corpo. Depois de entrar na célula, o HIV começa a agir e a se integrar ao código genético da célula infectada. As células mais atingidas pelo vírus são as chamadas CD4, que são usadas pelo HIV para gerar cópias de si mesmo.
Sintomas: Febre alta, Mal estar, Dor de garganta, Tosse seca, Suor noturno, Edema de gânglios linfáticos por mais de três meses, Cefaleia, Dor articular ou muscular, Cansaço, Emagrecimento, Sarcoma de Kaposi, Candidíase oral ou Genital, Diarréia,
Profilaxia: Realizar sexo com preservativos ou evitar relações sexuais, não amamentar enquanto for portador do HIV, Usar curativos em supostas aberturas ou machucados e utilizar seringas e objetos cortantes individualmente.
Tratamento: O tratamento da AIDS é feito com a toma de um coquetel de medicamentos, que fortalecem o sistema imune e combatem o vírus ao mesmo tempo. Alguns exemplos de medicamentos contra AIDS são:
• Etravirina,
• Tipranavir,
• Tenofovir,
• Lamivudina e
• Efavirenz.
Acompanhamento psicológico, nutricional e a prática regular de atividade física também são importantes durante o tratamento.
Bibliografia:
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/aids http://www.aids.gov.br/pagina/o-que-e-hiv http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI126485-EI1515,00-Como+a+aids+age+no+corpo.html http://www.tuasaude.com/sintomas-da-aids/ _____________________________________________________________________________
Doença: Rubéola
Agente etiológico: é transmitida por um vírus, pertencente ao gênero Rubivírus, família Togaviridae.
Transmissão: A transmissão acontece de uma