Aula Prática Microbiologia
RELATÓRIOS DAS ATIVIDADES PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DE
MICRORGANISMOS – BM11C
Relatório técnico apresentando como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Biologia de Microrganismos, no Curso de Ciências Biológicas, na
Universidade Tecnológica Federal do
Paraná.
Prof. Dr. Cleverson Busso.
Dois Vizinhos, PR, 2014.
AULA 1
Meio diferencial e seletivo
INTRODUÇÃO
Meio seletivo: possibilita a distinção entre vários gêneros e espécies de microrganismos, por possuir substâncias que permitem uma diferenciação presuntiva, evidenciada na mudança de coloração ou na morfologia das colônias. São elaborados com o objetivo de favorecer o crescimento da bactéria de interesse impedindo o crescimento de outras bactérias a finalidade deste tipo de meio é selecionar as espécies que se deseja isolar e impedir o desenvolvimento de outros germes(adição de corantes, antibióticos e outras substâncias com capacidade inibitória para alguns germes.
Ex.: Agar batata (Batata, dextrose, ágar).
Meio diferencial: ocorre à fermentação da lactose se fermentar será gram positiva e ficara na cor rosa, e se não fermentar lactose será gram negativa. Permite a diferenciação de organismos que cresce no meio, facilita a identificação da bactéria de interesse quando existem outras bactérias crescendo na mesma placa do meio de cultura possibilita a distinção entre vários gêneros e espécies de microrganismos, por possuir substâncias que permitem uma diferenciação presuntiva, evidenciada na mudança de coloração ou na morfologia das colônias. Ex: Agar Macconkey.
OBJETIVOS Analisar o meio de cultivo dos fungos e identificar tipos de bactérias possibilita a distinção entre vários gêneros e espécies de microrganismos, por possuir substâncias que permitem uma diferenciação presuntiva, evidenciada na mudança de coloração ou na morfologia das colônias.
MATERIAIS E