Aula prática de Microbiologia
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE IPAMERI
ENGENHARIA FLORESTAL
AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA GERAL
Acadêmica: Natália Cássia de F. Ferreira
Ipameri-Goiás-Brasil
Maio-2014
*Introdução:
Os meios de cultura possuem diversas formas, resultando no crescimento bacteriológico; além disso, fornecem as primeiras informações necessárias para sua identificação. São necessários alguns procedimentos adequados para que não haja contaminações. Algumas características básicas dos meios de cultura são: fonte de carbono e nitrogênio, fonte energética, sais minerais, fatores de crescimento, condições físicas e esterilização. Cada tipo de micro-organismo possui preferência ambiente, devido a esse fator as preparações químicas que constituem o meio de cultura possuem nutrientes necessários para que esses micro-organismos possam se multiplicar, possibilitando seu estudo e análise. É de suma importância conhecer o potencial de crescimento de cada meio e adequar ao perfil bacteriano esperado para cada material.
As técnicas de assepsia são úteis na prevenção de contaminações durante a manipulação de culturas, pois o meio de cultura deve ser desprovido de qualquer organismo contaminante. Um método preciso de assepsia é a autoclavagem, qual necessita ser esterilizado e mata através do aquecimento (pressão).
*Objetivo:
Demonstrar o preparo dos meios de cultura e a sua utilização. Visualização de fungos em frutas.
*Materiais:
- Microscópio
- Alça de vidro ou Drigalsk
- Nota de dinheiro
- Pipeta
- Cotonete
- Frutas
- Água da torneira
- Amostra de solo
*Métodos:
A aula prática foi realizada no laboratório interdisciplinar da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Ipameri, no dia 23 de maio de 2014. Onde foram analisadas as diferentes formas de cultivo em meios de cultura. O meio adotado foi o meio BDA (batata, dextrose e ágar), a batata foi utilizada devido possuir a glicose necessária para