ODM1
O primeiro dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), é acabar com a fome e a miséria no mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas em seu relatório sobre O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2012 (SOFI), uma a cada oito pessoas morrem de fome, Uma das consequências do sucesso da erradicação da pobreza no Brasil, é que mais de 35 milhões de pessoas não sofreriam mais com a fome. Nessa perspectiva organizações de diversos setores vem contribuindo para alcance desse importante objetivo.
Criado em 1993, o Programa Abastecer, iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte – MG, consiste em garantir o acesso da população a produtos hortifrutigranjeiros de preço acessíveis e de qualidade. O programa promove a competição entre agentes do comércio varejista a partir da permissão de uso dos espaços públicos, por meio de parcerias com empresários. É desenvolvido em balcões ou lojas, por permissionários, pessoas físicas e /ou jurídicas que venceram processos de concorrência, aos quais cabe a instalação e/ou construção, as compras junto aos atacadistas ou produtores, as despesas de pessoal e outras. Além de regular os preços, o programa tem a finalidade de criar empregos diretos e indiretos. O município é responsável pela cessão dos terrenos e pela fiscalização da atividade. A iniciativa facilitou o acesso da população a produtos mais próximos de casa, com preços tabelados, em média 30% mais baratos do que o comércio regular. Além disso, resultou na diminuição do desperdício através do reaproveitamento dos produtos pelo Banco de Alimentos. O Programa Abastecer é um dos vencedores do Prêmio Objetivos do Milênio (ODM) Brasil 2009.
Outra iniciativa, que muito contribui para o objetivo em questão é o Programa Fome Zero. A finalidade desse programa é combater as causas estruturais da fome e da pobreza e ao mesmo tempo assegurar que haja comida na mesa de quem mais precisa. Organizado em políticas e