Socioeconomia e Geopolitica
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
RESPOSTA: A passagem da hegemonia inglesa para a americana ocorreu após o esgotamento da Primeira Revolução Industrial, que por uma conjunção de fatores (geográficos, econômicos, culturais, sociais e políticos) teve como berço a Inglaterra. A segunda revolução inicia-se no final do século XIX, passando pela Primeira Guerra Mundial, e essa revolução se concretiza pela multiplicação das técnicas de produção como o fordismo e o taylorismo, e o aumento destes modelos de produção, acabaram significando a passagem da hegemonia inglesa para americana. Estes são caracterizados pela produção em massa centrando-as na divisão do trabalho por especialidades. Foi também exemplificado com grande êxito no filme Tempos Modernos, do cineasta britânico Charles Chaplin.
FONTE: (Livro Socioeconomia e Geopolitica. Unisul/Virtual. Palhoça 2013).
Questão 2
A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)
RESPOSTA: O Brasil em relação ao ODM 1 (Acabar com a fome e a miséria), que estipulava a redução da fome e da pobreza extrema a metade do que era em 1990, e reduzir o percentual de