Aula prática de microscopia
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ARIDO - UFERSA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ANIMAIS
CURSO: ECOLOGIA 2012.2
DISCIPLINA: GENÉTICA E EVOLUÇÃO
AULA PRÁTICA: MICROSCOPIA
PROFESSOR: MARCOS ANTONIO NOBREGA DE SOUSA
DISCENTE: VICENTE F. DE HOLANDA NETO-2012020445 LORRAM ANDRÉ DE O. SOARES ANTONIO W. DA SILVA-2012020443
MOSSORÓ – RN
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
3. MATERIAIS E MÉTODOS
4. RESULTADOS
5. DISCUSSÃO
INTRODUÇÃO
Pela aula prática, ocorrida em laboratório iremos através deste relatório exemplificar sobre o manuseio do microscópio, como também sobre a pratica de visualização de células vegetais e animais.
OBJETIVOS
Pela pratica exposta, obtivemos aprendizado em microscopia. Para melhor compreensão do conteúdo, tomando como ênfase que quando se utiliza da pratica, em experimentos laboratoriais, o conteúdo fica mais claro e objetivo.
MATERIAIS E MÉTODOS
Utilizamos Microscópio, e dando continuidade ao procedimento, foi utilizado um “P” impresso em uma lâmina de vidro, e pingou-se uma gota de água para manter o material colado à lamínula de vidro. Foi observado o “P” sob a ocular de 4x, e logo após, foi observado sob a ocular de 10x. E percebemos que o microscópio tem a propriedade de inverter a imagem.
Foi utilizada uma espátula de madeira para fazer a raspagem da parte interna da bochecha para coleta de material celular, então, colocado numa lâmina de vidro e anexado ao material “Azul Anil”, pingando uma gota de água e anexando uma lamínula. Foi observado sob o ocular de 4x e depois sob a ocular de 10x.
Depois, cortou-se um pequeno pedaço da casca de uma cebola, que