ANDRESEN, S. M. B. Dual. Lisboa: Caminho, 2004. p. 73.
2158 palavras
9 páginas
QUESTÕES DAS ANPs DA SEGUNDA ETAPA DE METODOLOGIA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIAQuerido aluno (a),
Seguem baixo, as questões da 2ª anp Elas referem-se à SEGUNDA etapa da nossa disciplina. Vocês terão até o dia 28/10/14, impreterivelmente para enviá-las, caso você não o faça o sistema encerrará automaticamente o recebimento e você certamente ficará sem este ponto no cômputo final das notas da disciplina. Portanto, fique atento (a) ao prazo de envio!!
Lembre-se que para realizá-las você deverá consultar os materiais da disciplina que serão estudados ao longo do bimestre, além de outras fontes de consulta, tais como: livros auxiliares, internet etc. Você deverá salvar este arquivo sem eu computador, responder as questões s fazer o envio de arquivo único no espaço indicado na plataforma.
Bom trabalho!!!
QUESTÃO 01
Retrato de uma princesa desconhecida. Para que ela tivesse um pescoço tão fino Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos Para que a sua espinha fosse tão direita E ela usasse a cabeça tão erguida Com uma tão simples claridade sobre a testa Foram necessárias sucessivas gerações de escravos De corpo dobrado e grossas mãos pacientes Servindo sucessivas gerações de príncipes Ainda um pouco toscos e grosseiros Ávidos cruéis e fraudulentos Foi um imenso desperdiçar de gente Para que ela fosse aquela perfeição Solitária exilada sem destino ANDRESEN, S. M. B. Dual. Lisboa: Caminho, 2004. p. 73.
No poema, a autora sugere que
A os príncipes e as princesas são naturalmente belos.
B os príncipes generosos cultivavam a beleza da princesa.
C a beleza da princesa é desperdiçada pela miscigenação racial.
D o trabalho compulsório de escravos proporcionou privilégios aos príncipes.
E o exílio e a solidão são os responsáveis pela manutenção do corpo esbelto da princesa.
QUESTÃO 02
Em 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) reconheceu a capoeira como