Relatorio Aula Pratica Microscopia
CURSO BIOMEDICINA UNIDADE SANTO AMARO
TURMA 1-A
MICROSCOPIA: FUNCIONAMENTO E USO EM GERAL
FACULDADE UNINOVE
SÃO PAULO – 2014
1. Introdução
Para estudar a célula dependemos de técnicas e instrumentos que foram e vem sendo desenvolvidos juntamente com as descobertas e o progresso da biologia celular. Desde a antiguidade já havia tentativas de reforçar a visão com o auxílio de dispositivos ópticos. A partir do século XIV, as lentes começaram a ser usadas comumente para corrigir defeitos de visão e como dispositivos de aumento.
Supõe-se que o microscópio foi inventado por Zacarias Janssen, óptico holandês; é certo, porém que ele deu um ao arquiduque da Áustria de presente, em 1590. No início do século XVII surgiu o microscópio composto, constituído de uma lente objetiva e de uma ocular e, no ano de 1625, Giovanni Faber cunhou o termo microscópio. Seu inventor ainda não é conhecido. Em 1655, Hooke utiliza o microscópio composto para descrever pequenos poros e secções de rolhas, que chamou de “células”. O uso do microscópio atingiu seu apogeu com Leewwnhoek, que é considerado o primeiro verdadeiro microscopista.
Os microscópios são classificados em: óptico, eletrônico de transmissão, eletrônico de varredura, etc.
O microscópio apresenta elementos mecânicos, e óticos. Os componentes mecânicos são: base, braço, platina, parafusos macro e micrométricos, pinça, canhão, revólver. Os elementos óticos são representados pelo tubo ótico (lentes oculares (ampliação de 10X), espelho, condensador e diafragma, fonte de iluminação e lentes objetivas (ampliação de 4X, 10X, 40X e 100X).
2. Objetivo
O objetivo dessa aula é a verificação , funcionamento e manuseio de microscópios ópticos bem como a iniciação na visualização das