Aula pratica de imunologia
COLEGIADO DE CIÊNCIAS FARMACEUTICAS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE SISTEMA LINFOIDE MURIO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO - ORGÃO E CELULAS
JANEIRO
2013
UNIVERSIDADE FERDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
COLEGIADO DE CIÊNCIAS FARMACEUTICAS
MANOEL JOSÉ DE LIMA NETO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE SISTEMA LINFOIDE MURIO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO - ORGÃO E CELULAS
Relatório desenvolvido após aula pratica de imunologia, para fins avaliação de conhecimento, com base no perfil curricular e para obtenção de parte da nota referente à Média Geral.
JANEIRO
2013
INTRODUÇÃO
O sistema imunológico, também chamado de sistema imune, é o sistema corporal cuja função primordial consiste em destruir os agentes patogênicos que se encontram presentes no nosso corpo. Qualquer agente considerado estranho por um sistema imunológico denomina-se antígeno. O sistema imune consiste de seis componentes principais, dos quais três são diferentes tipos de células, e os outros proteínas solúveis. As três categorias de células imunológicas são: granulócitos, monócitos/macrófagos e linfócitos.
O sistema linfático é uma via acessória da circulação sanguínea, permitindo que os líquidos dos espaços intersticiais possam fluir para o sangue sob a forma de linfa. Os vasos linfáticos podem transportar proteínas e mesmo partículas grandes que não poderiam ser removidas dos espaços teciduais pelos capilares sanguíneos. O sistema linfático possui a função de remover fluidos em excesso dos tecidos corporais, absorver ácidos graxos e transportar a gordura para o sistema circulatório e a produção de células imunes. Há dois tipos principais de linfócitos: os linfócitos B são os responsáveis pela produção dos componentes do soro do sangue chamados imunoglobulinas (imunidade humoral). Os linfócitos T são responsáveis pela imunidade celular; isto é, atacam e destroem diretamente os antígenos.
Os órgãos linfáticos são aqueles nos quais a maturação, a