AULA PR TICA sen a oes
Seis tipos de sensações somáticas sensoriais, que se encontram relacionadas abaixo:
1° TESTE:
Colocou-se o dedo indicador depois a mão em uma bacia com água a 50°C por 15 segundos. Repetiu-se o procedimento, porém com a água a 10°C.
O tempo em que a examinada conseguiu manter o dedo foi de 1 minuto e a mão imersa 56 segundos.
Explicação:
Na primeira experiência, constatou-se que a sensação térmica foi menos suportável ao introduzir a mão, tanto na água a 50°C quanto na água a 10°C, ou seja, a sensação térmica foi maior do que na introdução do dedo. Na primeira experiência, o fato de a sensação térmica ter sido maior na mão do que no dedo, em ambas as temperaturas, ocorreu porque a mão possui uma área de superfície maior do que o dedo, contendo, portanto, maior número de termorreceptores.
2° TESTE
Colocou-se simultaneamente uma das mãos em água a 50°C e a outra mão em água a 10°C durante 2 segundos. Depois disso colocaram-se as duas mãos juntas, ao mesmo tempo, na água a 33°C.
Na segunda experiência, ao colocar a mão na água a 50°C obteve-se uma sensação de calor, enquanto que ao colocar a mão na água a 10°C obteve-se uma sensação de frio. Porém, quando ambas as mãos foram colocadas no recipiente com água a temperatura ambiente, na mão que antes estava na água a 50°C houve uma sensação de frio, enquanto que na mão que antes estava na água a 10°C houve uma sensação de calor ou aquecimento.
Explicação:
Desse modo, fica evidente que os sentidos térmicos respondem acentuadamente a alterações da temperatura, além de serem capazes de responder a estados constantes de temperatura. Isso significa, portanto, que, quando a temperatura da pele está caindo ativamente, a pessoa sente muito mais frio do que quando a temperatura permanece fria no mesmo nível. Foi o que aconteceu quando se retirou a mão da água gelada e colocou-se na água em temperatura ambiente. Ao contrário, se a temperatura estiver subindo ativamente, a pessoa sente muito mais