Aula magma
“ A emergência (e o desenvolvimento) da profissão deve sua existência à síntese das lutas sociais que confluem num projeto político-econômico da classe hegemônica de manutenção do sistema perante a necessidade de legitima-lo em função das chamadas demandas populares e do aumento da acumulação capitalista. “ A “Questão Social” não determina, por si só a base para a emergência da profissão quando se transforma em objeto de intervenção do Estado quando surge uma mediação política entre a “Questão Social” e o Estado.
Fase atual:
- Estabilidade (equilíbrio fixa);
- Crescimento (produção e Finança).
Distinções importantes:
a)Assistência Publica, diferenciados tipos de atenção Social voltados a atender distintas contingências sociais sob primazia do poder publico;
b)Assistência Social, política publica de Seguridade Social com estatutos Jurídicos normativos definidos;
c)Assistencialismo: Estado onde há condição e existe assistência publica, normalmente se associa ao paternalismo, ao clientelismo, ao patrimonialismo e ao fisiologismo político, , é a atenção Social que ocorre fora dos preceitos da unidade política publica no campo dos Direitos Sociais.
d)Ajuda humanitária, são ações Sociais voltadas para atender contingências relativas a incapacidade estrutural dos poderes públicos, como exemplo, as calamidades publicas ou sistemáticas no caso de baixo desenvolvimento.
Foi citado também a “Questão Social” que resgata a concepção como forma de refletirmos que esta enraizada, contradizendo o capital x trabalho. Outro ponto citado foi da política social brasileiro, falando da constituição da sociedade burguesa, momento em que reconhece