aprendizagem por condicionamento
Módulo E: APRENDIZAGEM POR CONDICIONAMENTO
1- O Condicionamento clássico surgiu nos experimentos para ensinar cães a salivar em resposta a ruído de uma sineta, conduzidos, na virada para o século vinte, pelo fisiologista russo Ivan Pavlov. Um procedimento cirúrgico simples permitiu que Pavlov medisse com precisão a quantidade de saliva produzida por um cão. Quando Pavlov apresentava ao animal um pedaço de carne, a produção de saliva aumentava consideravelmente. Quando a carne não era apresentada e apenas a sineta era tocada, não havia aumento de salivação. Pavlov então trabalhou na ligação entre a carne e a sineta. Depois de repetidas vezes ouvir a sineta antes de receber a carne, o cão passou a salivar logo após ouvir a sineta. Após certo tempo, ele passou a salivar só de ouvir a sineta , mesmo que nenhuma carne fosse oferecida. Na verdade, o cão havia aprendido a responder – ou seja- salivar- ao toque da sineta.
O condicionamento operante argumentam que o comportamento é uma função de suas consequências. As pessoas aprendem um comportamento para obter algo que desejam ou para evitar algo que não queiram. O comportamento operante significa um comportamento voluntário ou aprendido, em contraste com o comportamento reflexivo ou não aprendido. O reforço, portanto, fortalece o comportamento e aumenta a probabilidade de que ele seja repetido.
2- Modelagem do comportamento é reforço sistemático de cada uma das etapas que conduzem o individuo para mais perto da resposta desejada.
Quando tentamos formar as pessoas por meio da orientação de sua aprendizagem gradativa, estamos modelando o comportamento.
3- Reforço positivo: Quando uma resposta é acompanhada de alguma coisa agradável.
Reforço negativo: Quando uma resposta é acompanhada da finalização ou da retirada de alguma coisa desagradável.
Punição: Consiste em causar uma condição desagradável na tentativa de eliminar um comportamento indesejado.
Extinção de Comportamento: A