Geologia
AULA 01 – ESTRUTURANDO O PLANETA
HIPÓTESES PARA A TERRA SER REDONDA:
1. Curvatura da linha do horizonte;
2. Sombra da Terra na Lua;
3. Altura das estrelas.
UNIFORMITARISMO: O passado é igual ao presente, inclusive em gênero e intensidade dos processos atuantes da dinâmica interna e externa.
ATUALISMO: Corresponde ao Uniformitarismo, porém, SEM a conotação de estrita igualdade de condições entre o presente e o passado da Terra.
CAMADAS PLANO-PARALELAS: Níveis finos, argilosos e escuros, intercalados com níveis espessos, siltosos e claros.
ORIGEM DO UNIVERSO E SISTEMA SOLAR:
← TEORIA DO BIG-BANG: O Universo surgiu há aproximadamente 14 bilhões de anos e, desde então, começou a se expandir, formando galáxias, estrelas e planetas.
← O SISTEMA SOLTAR: Formou-se há 4,8 bilhões de anos. A nebulosa de gás e poeira cósmica começou vagarosamente a se contrair e girar. Formou-se um disco achatado de lenta rotação. Quando o corpo central iniciou suas reações nucleares, nasceu o Sol. Inicialmente, a temperatura de toda a região permaneceu elevada. Com o resfriamento (perda por radiação), parte do gás condensou-se em partículas sólidas.
← ACRESÇÃO: A Terra surgiu pelo acúmulo de matéria a partir das colisões dos planetesimais.
ESTRUTURA DA TERRA:
- Crosta (sólida);
- Manto (sólido);
- Núcleo Interno (sólido);
- Núcleo Externo (líquido, formado de ferro e níquel).
EVIDÊNCIAS DA FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR:
← OBSERVAÇÃO DE METEORITOS (informações químicas): Metálicos (4% - Sideritos), Ferripétrios (1% - Siderólitos) e Rochosos (95%).
Grandes impactos no espaço causaram a fragmentação desses corpos parentais, originando diferentes tipos de meteoritos.
← COMPORTAMENTO DAS ONDAS SÍSMICAS: Ao atravessarem o interior da Terra. Sofrem refrações e reflexões, criando ZONAS DE SOMBRA em determinados pontos (nos quais não é possível identificar terremotos). Existem dos