Aula folha
CONCEITO: As folhas são órgãos vegetativos das plantas, geralmente verdes, cujas principais funções são a de realizar a fotossíntese e as trocas gasosas com o meio.
Origem As folhas se originam de primórdios foliares localizados nas extremidades dos caules e dos ramos. Seu crescimento é limitado, parando de crescer depois de algum tempo.
Duração Conforme a duração das folhas os vegetais podem ser perenifólios (com folhas durante o ano inteiro) ou caducifólios, que derrubam as folhas no outono e passam o inverno sem elas. Nestes últimos as folhas renascem a cada primavera.
2. ANATOMIA DAS FOLHAS DAS PLANTAS VASCULARES.
Do ponto de vista da histologia, ou seja, dos tecidos e outras formações da folha, este órgão é formado por: EPIDERME E MESÓFILO
3. TIPOS DE FOLHAS
São chamadas de folhas simples aquelas que possuem o limbo inteiro e de compostas aquelas que têm o limbo dividido em partes menores, denominadas de folíolos.
3. PARTES DA FOLHA Uma folha completa apresenta: limbo (lâmina), pecíolo ou bainha, e um par de apêndices foliares chamados estípulas na base do pecíolo. Podem, ser completas possuem todas as partes constituintes da folha e incompletas sem uma das partes constituintes.
a) Bainha: A bainha é a porção terminal do pecíolo que abraça o caule é geralmente bem desenvolvida como no caso das Poaceae. Na família Apiaceae sua provável função é dar proteção às gemas axilares. b) Estipula: são estruturas laminares, geralmente em número de dois, presentes na base das folhas, e variam muito em forma e tamanho, podendo ser livres ou não.
b) Pecíolo: é o eixo que sustenta a folha e serve para unir a lâmina foliar ao caule. Geralmente é arredondado na porção inferior e achatado ou côncavo na porção superior.
As folhas podem ser classificadas quanto à posição do pecíolo em:
- Peciolada: quando o pecíolo está presente. Exemplo: jasmim-manga (Plumeria rubra - Apocynaceae).
- Peltada: quando o pecíolo está preso no meio da