Tele-novela no ciber espaço
Estuda-se cada vez mais o tema “telenovela”, isso porque esse produto cultural ajuda a compreender uma identidade nacional no mundo globalizado. A telenovela é capaz de tal produção através de sua narrativa, que movimenta a identidade cultural – criando, recriando, modificando, difundindo, etc. - que constrói novos significados. A interpretação do público a partir dessas novas construções forma o imaginário coletivo.
Os efeitos sociais são analisados no campo do ciberespaço ( onde a globalização é maior, pela facilidade na comunicação com o mundo ), o público estudado são os brasileiros residentes em Portugal que tem em comum a experiência de assistir uma telenovela de horário nobre global, no Brasil, Caminho das Índias de Glória Peres. Os objetivos da análise é perceber através dos estudos da Recepção, como se forma a identidade nacional e cultural a partir de uma teleficção, que permite refletir uma nação, mas também permite que a nação seja seu reflexo. Outro objetivo é discutir como é a construção dessa identidade em um mundo globalizado, partindo da observação das relações no ciberespaço.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO E IDENTIDADE NACIONAL
Assim como o crescimento dos meios de comunicação de massa, a produção literária de massa vem para tornar possível a o “imaginar a nação”, ou seja, existe um consciente coletivo que forma uma identidade a uma comunidade, imagina como é essa nação a partir de uma interpretação feita de um conjunto de produções. As narrativas são construções de significações e acabam por formar uma identidade por provocar sentimentos de pertencimento.
Assim como no passado afirmava-se que a arte imita a vida, hoje se pode afirmar que a vida imita a arte, tendo como contrapartida suas representações. Tanto a arte quanto a vida são criados pelos seres humanos, e por isso, enquanto uma narrativa tem como base elementos culturais de identidade de uma nação, esta que por sua vez identifica-se com tais elementos. Todavia, não se pode