Projeto integrador
Casa anfíbia - Autoridades britânicas autorizaram a construção de uma casa anfíbia, projetada para ser imune a inundações. A casa será apoiada em fundações fixas, mas, em caso de uma inundação, a construção inteira se erguerá e flutuará sobre a água. Com isto, o Reino Unido segue um caminho já trilhado pela Holanda, cujas áreas sujeitas a inundações são muito maiores.
Resíduo de tratamento de água é usado em cimento para calçadas - O reaproveitamento evita que o lodo seja lançado na natureza, contaminando o ambiente. O concreto pronto tem a propriedade de encapsular resíduos metálicos perigosos presentes no lodo, evitando que causem riscos à saúde.
Barreiras flutuantes são mais eficazes para deter avanço das ondas - Como a barreira móvel fica confinada entre as duas fileiras de pilastras, ela pode subir e descer com a flutuação dos níveis de água, ao contrário das barreiras fixas, como as feitas de concreto, que podem ficar submersas pela elevação do nível da água e deixar de cumprir seu papel.
Papel de parede protege casas contra terremotos - Além do efeito preventivo, o novo tecido à prova de terremotos também pode ser usado para estabilizar prédios já afetados por tremores ou por reacomodação do solo permitindo sua recuperação e evitando a necessidade de demolição. Outra aplicação prevista pelos engenheiros é a manutenção e recuperação de prédios históricos com risco de desabamento, reforçando a estrutura sem perda das características