aula de física
Começamos o experimento munidos de alguns materiais básico para a realização da avaliação proposta em aula prática, segue os materiais:
Cronômetro.
Rampa de precisão de grau com esfera e metragem de movimento.
Bloco de notas.
Calculadora.
Baseando-se neste material, foi aplicado uma experiência utilizando o conteúdo total da régua (400mm ou 40 centímetros).
Colocando a rampa com 15 graus e colocando a esfera no ponto mais alto da régua através do ímã, podemos iniciar o experimento no marco 0 da régua. Soltando a esfera e iniciando o cronômetro, foi anotado 3 valores diferentes de tempo quando a esfera é iniciada de 0mm até 400mm.
Captado 3 tempo diferentes foi retirado a velocidade média e o desvio padrão, baseado através dos valores diferentes das 3 tentativas. Sendo assim, foram elaborados cálculos separados e unidos para ser feito um gráfico de estimativa de aumento da velocidade e do tempo.
Segundo relatório
Ao começarmos o experimento utilizando o mesmo material do primeiro experimento, iniciamos inclinamos a rampa para 15 graus, e com o imã movimentamos a esfera dentro do tubo que contém água para a parte mais alta da rampa onde está o marco 0 da régua. Onde se pode iniciar a experiência com velocidade zero e medida 0.
Dividimos a régua em 3 etapas, com 10, 20 e 30 centímetros. Para poder dividir e cronometrar quando a esfera passar por cada etapa. Assim podendo saber o tempo que ela passou por cada etapa.
Após ser liberado a esfera do ponto mais alto da rampa e exatamente no marco 0 da régua, começamos a cronometrar quando a esfera passa por 10 centímetros (assim anotando o tempo que ela fez de 0 a 10 centímetros da régua). Foi feito repetidamente esse processo nas demais etapas (em 20 e 30 centímetros).
Então foi elaborado o cálculo (como foi apresentado em sala de aula teórica) para saber a velocidade e o desvio padrão em que a esfera se encontrava em cada etapa, recolhendo as informações obtidas no