Aula de física
Grandezas Escalares São grandezas que para ficarem suficientemente caracterizadas basta que se conheça tão somente seu valor numérico sua respectiva unidade de medida.
A temperatura e a massa são exemplos de grandezas físicas escalares.
Grandezas Vetoriais
São as grandezas para as quais, alem do valor numérico e da unidade de medida elas atribuíveis, é necessário especificar a direção e o sentido se quisermos caracterizá-las apropriadamente.
São exemplos de grandezas físicas vetoriais o deslocamento, velocidade, aceleração,força....
Direção e Sentido Para entender qual a diferença entre direção e sentido, observe a gravura ao lado
Podemos dizer que as retas a e b tem a mesma direção e sentido, já as retas c e d tem a mesma direção, porém sentidos contrários.
Vetores
Vetor é um ente matemático representado por um segmento de reta com direção, sentido e módulo. Ele é representado na física para representar as grandezas vetoriais.
Movimento Circular
Quando determinado corpo ou objeto locomove-se descrevendo uma trajetória com formato de circunferência, dizemos que ele realiza um movimento circular.
Período (T )
É o intervalo de tempo necessário para a ocorrência de um fenômeno cíclico.
Frequência (f)
É a quantidade de ocorrências de um fenômeno cíclico ou periódico em determinada unidade de tempo.
Considerando n como o número de voltas realizadas pelo objeto em um determinado espaço de tempo, a frequência será calculada através da seguinte equação: f = n / T
Unidade de medida de Frequência (f)A unidade da frequência no SI é hertz (Hz). Pode-se também medir a frequência em rotações por minuto