Efeito estufa
O que é?
É um fenômeno natural em que alguns gases presentes na atmosfera terrestre impedem que o calor emitido pelos raios solares seja totalmente refletido para o espaço, mantendo-se, assim, a temperatura ideal para a vida na superfície terrestre.( em torno de 15º C)
Consequências?
O problema é quando esta retenção é excessiva, uma vez que ela gera um superaquecimento da Terra, podendo causar o derretimento das geleiras e o conseqüente aumento do nível médio do mar, o que pode deixar algumas áreas de baixa latitude alagadas. Mas não é só. O aquecimento também acaba o habitat natural de algumas espécies mais frágeis, o que torna impraticável a sua sobrevivência, e extinguir estas espécies, acaba por gerar uma quebra na cadeia alimentar.
Causas?
Cientistas e ambientalistas de todo o mundo já vem apresentado estudos que comprovam que a poluição dos últimos dois séculos tornou mais grossa a camada de gases existentes na atmosfera, e, devido a esse “engrossamento”, a temperatura de nosso planeta está cada vez mais alta, o que parece ser a principal causa do aquecimento global.
Os gases que vem provocando este aumento são:
Gases responsáveis pelo efeito de estufa:
- Dióxido de carbono (CO2) - responsável por cerca de 55% do efeito de estufa.
- Clorofluorcarbonetos (CFC) - responsáveis não só por 24% do aquecimento global resultante do efeito de estufa, mas também pela destruição da camada de ozono (que protege da radiação perigosa dos raios solares).
- Metano - produzido pela decomposição de matéria orgância, em algumas culturas, nas lixeiras e pelos excrementos do gado.
- Ácido nítrico - formado por micróbios, pela decomposição de fertilizantes químicos e pela combustão da madeira e de combustíveis fósseis.
- Ozono - originado pela poluição produzida no solo pelos veículos automóveis, fábricas e refinarias de petróleo.
Fontes: