Aula de Filosofia
Etimologia de FILOSOFIA
A palavra "filosofia" (do grego) é uma composição de duas palavras: philos(φίλος) e sophia (σοφία).
A primeira é uma derivação de philia (φιλία) que significa amizade, amor fraterno e respeito entre os iguais; a segunda significa sabedoria ou simplesmente saber.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber; e o filósofo, por sua vez, seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.
Jurisprudência:
Em Roma surgiu a palavra Jurisprudência:
(do latim: jus "justo" + “prudentia" prudência) é o termo jurídico que designa o conjunto das decisões sobre interpretações das leis feitas pelos tribunais de uma determinada jurisdição.
Segundo o dicionário jurídico de De Plácido e Silva, Jurisprudência é derivado da conjugação dos termos, em latim, jus (Direito) e prudentia (sabedoria), pelo que entende-se como a Ciência do Direito vista com sabedoria, ou, simplesmente, o Direito aplicado com sabedoria.
Tecnicamente, jurisprudência significa "a ciência da lei".
Jurisprudência significa causas cíveis que já foram julgadas anteriormente - O Juiz baseia-se pelo processo já julgado para dar o seu parecer.
Definição SOFISTA:
É o individuo que falta com a sinceridade, usa de argumentos falsos, “enrolão”.
* Definição geral da corrente Sofista como um todo:
Pensamento de Sócrates, Platão e Aristóteles: São aqueles que com argumentos capciosos tentam enfraquecer o verdadeiro, em favor do falso, dando-lhe aparência de verdadeiro.
----- > Protágoras, Górgias, Crítias e Antifonte (Primeiros sofistas), reconheceram a Platão (idealismo) e Aristóteles (Realismo) Xenofonte com certa dignidade.
A palavra sofista deriva do grego sophistés, com o sentido original de habilidade específica em algum setor, ou homem que detém um determinado saber (do grego sóphos ou sophia, «saber, sabedoria»).
Argumento sofístico ou sofisma é o