AULA DE EQUIPAMENTO DE PROTE O INDIVIDUAL EPI E
(EPI) E EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO
COLETIVA (EPC)
Prof. Marcelo
Lassala
O QUE SÃO NORMAS DE PRECAUÇÕES
UNIVERSAIS?
É o conjunto de medidas que tem como objetivo principal à manutenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores, sempre que durante a realização do seu processo de trabalho exista a possibilidade de contato com sangue, secreções, pele não íntegra e mucosa, entre outros.
Este conjunto de medidas obrigatoriamente deve contemplar além da educação continuada para promover a conscientização do trabalhador sobre o risco ocupacional, a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) e de equipamentos de proteção coletiva (EPC).
Outro fator importante é a necessidade de adoção de cuidados especiais na manipulação e descarte de material perfuro-cortantes contaminados com material biológico.
Equipamentos de proteção individual e coletiva são os equipamentos que tem, como sugerem o nome, o objetivo de preservar a saúde e a integridade física do trabalhador no ambiente de trabalho, mesmo quando estes não estejam realizando os seus processei de trabalho naquele momento.
O QUE PRECONIZA A LEGISLAÇÃO EM
RELAÇÃO AO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO?
“Art.166. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.”
" Art. 167. O equipamento de proteção só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do certificado de aprovação do
Ministério
do
Trabalho.”(Seção IV da consolidação das leis do trabalho). DOENÇA PROFISSIONAL X DOENÇA
DO TRABALHO E INSALUBRIDADE X
PERICULOSIDADE
DOENÇA PROFISSIONAL X DOENÇA DO
TRABALHO
A distinção feita pela legislação entre doença profissional e doença do trabalho está na consideração pela peculiaridade do exercício do trabalho e no seu
cadastro