Sustentabilidade Na Pr Tica
Cases
TI Verde Itaú Unibanco
Relevância para o negócio
O Itaú Unibanco foi selecionado para integrar a lista de 317 empresas de 27 países presentes na edição 2009/2010 do Dow Jones Sustainability Index, da Bolsa de Nova York, pelo 10.º ano consecutivo. Com isso, se manteve como a única instituição financeira da América Latina a figurar na carteira do índice desde a sua criação, em 1999. O DJSI - Dow Jones Sustainability Index reúne o conjunto de critérios que avaliam o desempenho de empresas de capital aberto líderes em sustentabilidade, por área geográfica e setor de atividade. As companhias fazem parte do grupo de 10% das lideranças mundiais em sustentabilidade, englobando 70 setores, de 22 países. A presença do Itaú Unibanco nesse índice comprova que o Banco tem a preocupação de realizar ações para criar comportamentos sustentáveis,individuais e empresariais.
Desde 2008, o Itaú Unibanco tem como desafio a implantação de uma estratégia de Tecnologia Verde - Green IT com objetivos de desenvolver tecnologias mais eficientes buscando a diminuição dos custos e dos riscos ambientais na área de TI.
Em 2009, o orçamento da área de Tecnologia foi da ordem de R$ 3 bilhões, o que transparece a relevância econômica e oportunidade de aplicação das melhores práticas em TI Verde.
Os equipamentos de TI no Itaú Unibanco são responsáveis por cerca de 50% da energia consumida pelo conglomerado, sendo assim, uma oportunidade para criação e aplicação de melhores práticas sustentáveis que mitigam riscos e asseguram a perenidade dos negócios.
No período de 2003 a 2008, mesmo com investimentos em equipamentos e tecnologias mais eficientes, a demanda por energia elétrica no Datacenter quase que dobrou em função do crescimento vegetativo do Banco. Por isso, uma das ações foi a busca de uma solução sustentável para a construção e crescimento do ambiente de Facilities e TI. O sucesso do projeto aconteceu pela integração das áreas de TI e Facilities por meio