Aula de Campo
Centro de Ciência e Tecnologia – CCT
Curso de Geografia Bacharelado
Disciplina de Geologia Geral
Jessica Lange
Relatório da Aula de Campo
(Caponga – Quixeré)
Fortaleza
2014
O primeiro destino da Aula de Campo foi Cascavel na Praia de
Caponga que fica a 55 quilômetros de Fortaleza, essa praia é um ponto turístico. Neste lugar, foi explicado sobre o processo de erosão sofrido pela região. O processo natural de erosão leva sedimentos do leste para o oeste e com esse movimento, houve o aterramento do recife de rochas, e com o avanço do mar a praia preenchida. Foram usados espigões e gabiões que são sacos de pedras amarrados por arame, para ter uma recuperação deste local.
Porém com o tempo o processo voltou a se agravar, pois foram destruídos os gabiões colocados nos locais. Este processo foi ilustrado na areia: Então nos encaminhamos para o nosso segundo destino Praia de
Águas Belas, vizinha da Praia de Caponga. Em Águas Belas se encontra a Foz do Rio Mal Cozinhado. Obstruída em parte pela a ação da areia. Esta imagem mostra o estuário deste Rio:
Estuário do Rio Mal Cozinhado.
Em Beberibe, na Praia de Morro Branco foi a nossa terceira parada.
Neste local vimos as Falésias de Beberibe, que são rochas sedimentares, da formação Barreiras. Elas são do período Quartanário, pois são recentes. Elas têm essa coloração avermelhada pela presença do mineral Hematita.
Falésias de Beberibe
Foi falado sobre Beachrock que são rochas cimentadas por
Carbonato
de
Cálcio (CaCo3) e são rochas formadas em praias. Quando se encontra uma
Beachrock
com certeza ali existiu uma linha de costa.
Outro
assunto abordado foi
Plataforma de Abrasão, que formam um calçadão nas praias. O movimento das marés sobre as rochas, já não causam mais erosão, fazem apenas o polimentos dessas rochas.
Foi exposta também a diferença entre os aquíferos. Um aquífero amazônico é livre,