10 elementos presentes em maior quantidade no corpo humano
O = oxigênio = 62%
C = carbono = 21%
H = hidrogênio = 9,8%
N = nitrogênio = 3,1%
Ca= cálcio = 1,9%
P = fósforo = 0,95%
K = potássio = 0,23%
S = enxofre = 0,16%
Cl = cloro = 0,08%
Na = sódio = 0,08%
Qual é a funco desempenhada por cada um dos itens acima ?
O = participa de maneira relevante no ciclo energético dos seres vivos ,sendo essencial na respiração celular dos organismos aeróbicos
O Carbono (C ) é um dos elementos mais importantes que entra, em uma maior proporção, na constituição básica do nosso organismo. Tanto o seu excesso, como também a sua deficiência podem determinar sérias complicações, no funcionamento do nosso organismo, tais como uma hipoproteinemia, uma hiperproteinemia, e ainda outras alterações decorrentes destas complicações..
Este elemento químico juntamente com o hidrogênio, o oxigênio e o nitrogênio são os formadores do quadripé CHON, essenciais e primordiais na síntese protéica e tantos outros compostos orgânicos.
P=Seu nome deriva do grego phosphoros, “portador de luz!”, é um elemento químico representativo de símbolo P; um não-metal, sólido em condições ambientes, situado no 3° período da família 15 (5A) da tabela periódica. Apresenta número atômico 15 e massa atômica de 30,974. É empregado industrialmente na fabricação de fogos de artifício, fósforos de segurança, na agricultura como adubo químico, e ainda em artigos de limpeza, cremes dentais, artigos bélicos e cerâmicas.
O fósforo é o segundo não-metal mais abundante no organismo humano, sendo que 80% deste está na forma de cristais de fosfato de cálcio (Ca2(PO4)2) e fosfato de magnésio (Mg2(PO4)2) nos ossos e nos dentes. Além desses sais, o restante do fósforo é metabolicamente ativo e distribuído pelos líquidos corporais. Pode aparecer sob três formas: inorgânica (H2PO4-, HPO42-, 10%), ligados a proteínas (10%) e complexados com o cálcio e o magnésio (80%). No intestino