aula de biologia
Na extensão que é o reverso da flexão o angulo da articulação é aumentado. A extensão retorna uma parte do corpo para posição anatômica. Em articulações extensão o angulo entre os ossos que se articulam é de 180 °. uma exceção é a articulação de tornozelo, em que há angulo de 90 ° pé a perna na posição anatômica. Exemplo de extensão são as retificações das articulações do cotovelo ou do joelho a partir da posição de flexão. A hiperextensão ocorre quando uma parte do corpo é estendida além da posição anatômica de forma que o angulo de forma que a articulação seja maior que 180 °. Um exemplo a hiperextensão consiste em dobrar o pescoço inclinando a cabeça para trás como se tivesse olhando para o céu (VAN DE GRAAFF 2003).
Abdução
Abdução é o movimento de uma o corpo afastando-se do eixo principal do corpo ou afastando-se do plano sagital mediano em direção lateral. Esse termo comumente se aplica ao braço e pernas mais também pode se aplicar aos dedos da mão ou do pé no local no qual a linha referencia é o eixo longitudinal do membro. Um exemplo de abdução é o movimento dos braços lateralmente afastando-se do corpo. A separação dos dedos uns dos outros, por exemplo, (VAN DE GRAAFF 2003).
Adução
Adução o oposto de abdução, é o movimento de uma parte do corpo aproximando-se do eixo principal do corpo. Na posição anatômica, os braços e as pernas foram aduzidos em direção ao plano sagital mediano do corpo (VAN DE GRAAFF 2003).
Movimentos circulares Nas articulações que permitem movimentos circulares, um osso com uma superfície arredondada ou oval articula-se com à correspondente depressão do outro osso. Os dois tipos básicos de movimento circular são rotação e circulação (VAN DE GRAAFF 2003).