A importância do planejamento
Definições:
Planejamento: ato ou efeito de planejar; serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes para alcançar um objetivo.
Planejar: elaborar o plano ou a planta de; projetar; organizar plano ou roteiro de; programar; ter a intenção de; tencionar.
Plano: superfície plana limitada que possibilita uma visão geral do todo; projeto, esboço, desenho (de uma construção, um jardim, uma obra qualquer); por derivação: no sentido figurado, projeto ou programa elaborado que se destina a uma determinada finalidade; conjunto de medidas, de ordem organizacional, social, econômica etc., que visam a determinado objetivo.
Improviso: tudo aquilo que é feito ou dito sem preparação, sem ensaio prévio, sem planejamento. O improviso é irmão do risco.
Imediatismo: tendência para a simplificação na maneira de proceder, dispensando planos e rodeios; tendência a agir em função do que oferece vantagem imediata, sem considerar as consequências futuras.
Fundamentos para o planejar
1. Planejar como um paradigma de governo
Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Lc 14:28
Eu planejo, eu faço, eu avalio. Este é um pensamento governamental.
Planejar à Realizar(executar) à Avaliar
Este é um dos padrões de pensamento de Deus com os quais governa a sua criação. Este pensamento é muito claro desde a primeira semana. Temos na cultura brasileira um senso comum muito arraigado em ralação ao fazer as coisas de improviso e sempre procurando fazer a mais urgente. Tanto o planejamento das ações como a avaliação delas, são igualmente importantes no processo. Nenhuma destas etapas deve ser negligenciada, pois comprometem o todo na realização de um trabalho eficiente. Um trabalho somente é considerado eficiente, quando se cumpre estas etapas.
O planejamento por sua vez é essencial. É nele que