Aula Caldeiras
Disciplina: Tecnologia do Calor II – MEC 4028-2
Período: 4º - 2º semestre de 2007
Professor:Otavio Henrique Paiva Martins Fontes
Aula nº 3: Caldeiras
CALDEIRAS
Definição
Aplicações
Tipos e componentes mecânicos
Ciclos Térmicos
Avarias, manutenção e reparo
CALDEIRAS
Caldeiras ou geradores de vapor são equipamentos destinados a mudar o estado físico da água, do líquido para o vapor, a fim de ser utilizado em aquecimento, para o acionamento de máquinas motrizes (turbinas e máquinas alternativas), nos mais diversos ramos da indústria: geração de energia, propulsão naval, indústria de alimentos, etc.
CALDEIRAS
Vapor de água é usado como meio de geração, transporte e utilização de energia desde os primórdios do desenvolvimento industrial. Inúmeras razões colaboraram para a geração de energia através do vapor.
A água é o composto mais abundante da Terra e portanto de fácil obtenção e baixo custo. Na forma de vapor tem alto conteúdo de energia por unidade de massa e volume.
As relações temperatura e pressão de saturação permitem utilização como fonte de calor a temperaturas médias e de larga utilização industrial com pressões de trabalho.
CALDEIRAS
Grande parte da geração de energia elétrica do hemisfério norte utiliza vapor de água como fluído de trabalho em ciclos termodinâmicos, transformando a energia química de combustíveis fósseis ou nucleares em energia mecânica, e em seguida, energia elétrica.
Grande parte da indústria de processo químico tem vapor como principal fonte de aquecimento: reatores químicos, trocadores de calor, evaporadores, secadores e inúmeros processos e equipamentos térmicos.
Outros setores industriais, como metalúrgico, metalmecânico, eletrônica, etc., podem-se utilizar de vapor como fonte de aquecimentos de diversos processos.
DESENVOLVIMENTO DAS CALDEIRAS
As primeiras