Aula Bateria
Em toda prática existe uma teoria com o intuito de facilitar o aprendizado; na música não é diferente, por isso julgo indispensável, o estudo básico da teoria musical, para que o seu desenvolvimento tenha uma base sólida, pois facilitará a assimilação e a aplicação dos elementos técnicos e práticos que veremos nas próximas aulas.
Música: É uma arte universal. É a mais sublime criação humana. É a arte de nos expressarmos através dos sons. Os elementos que compõe a música são: Som, Ritmo, Melodia e Harmonia.
Som - É tudo aquilo que impressiona o ouvido. É o resultado da vibração dos corpos. E a qualidade pela qual distinguimos os sons é: altura, duração, intensidade e timbre.
Para que exista música é fundamental que haja os seguintes elementos: altura, intensidade, timbre e duração.
-Altura: É a freqüência do som, é a distância entre dois ou mais sons. Pode ser: grave, médio ou agudo. No caso da bateria, não utilizamos notas musicais, e sim, peças da bateria (chimbal, caixa, bumbo, pratos, etc).
-Intensidade: É a quantidade de força que é usada para executar um som. Pode ser forte ou fraco. A intensidade sonora refere-se à energia com que a onda sonora atinge nossos ouvidos.
-Timbre: É a característica que nos permite distinguir entre uma nota de mesma altura e intensidade produzida por diferentes instrumentos.
-Duração: É o maior ou menor tempo produzido pelo som. É o comprimento do som.
Outra coisa importante que também não devemos esquecer é a Dinâmica. Dinâmica é a variação de intensidade sonora, ou volume, e é usada para dar expressividade à música. A dinâmica é uma das coisas mais importantes tanto na música, quanto em qualquer área da nossa vida. Adaptando esses elementos e os relacionado com o som teremos a seguinte associação:
ALTURA = FREQUÊNCIA
INTENSIDADE = AMPLITUDE
DINÂMICA = VOLUME
TIMBRE = QUALIDADE
DURAÇÃO = TEMPO
RITMO- Conhecido também como CADÊNCIA. O ritmo está presente em todas as coisas (na batida do