aula 7
FUNÇÃO DE PRODUÇÃO DE LONGO PRAZO
1. Uma empresa poderia ter uma função de produção que exibisse rendimentos crescentes de escala, rendimentos constantes de escala e rendimentos decrescentes de escala, à medida que sua produção fosse aumentando? Discuta.
Na maioria das empresas ocorre rendimentos crescentes, constantes e decrescentes, para níveis de produção baixos um aumento nos insumos pode causar um maior aumento na produção, e a medida que a empresa cresce , ocorre apenas um duplicação dos insumos e uma duplicação da produção mas depois de certo ponto , com a empresa sendo grande essa duplicação de insumo causa um menor aumento da produção que ocorre devido a deseconomia.
2. Explique em que uma função de longo prazo difere de uma função de curto prazo? Dê exemplo.
A longo prazo todos os fatores de produção podem variar, assim, não ocorre os rendimentos decrescentes na produção . No curto prazo considera se que um empresa produz apenas um tipo de produto e os insumos como trabalho , capital , são agregados em uma só categoria.
3. Uma função de produção de longo prazo possui somente insumos variáveis. Considere a Tabela 1 e responda:
TABELA 1
TRABALHO PRODUTO TOTAL PRODUTO MÉDIO PRODUTO MARGINAL
a) Calcule o Produto Médio e o Produto Marginal.
Para a quantidade 2 do insumo trabalho e 57 produto total , o produto médio é = 28,5
E o produto marginal entre 2 e 4 do insumo trabalho é =64,5
b) Represente graficamente os Rendimentos Marginais Decrescentes, Rendimentos Marginais Crescentes e Rendimentos Marginais Negativos.
4. Represente graficamente os Rendimentos Crescentes, Decrescentes e Constantes em Escala, através das isoquantas. Explique cada situação.
Na figura 1:são os rendimentos constantes e o espaçamento entre as isoquantas é igual
Na figura 2: são os rendimentos decrescentes e o espaçamento entre as isoquantas vai aumentando
Na figura 3: são os rendimentos crescentes e o espaçamento entre as isoquantas