Aula 6
Solubilidade
1. OBJETIVOS:
No final desta experiência o aluno deverá ser capaz de:
Identificar algumas variáveis que afetam a solubilidade.
Utilizar técnicas simples de extração, recristalização e filtração.
2. INTRODUÇÃO:
Suponha que você tem dois béqueres com 100 mL de água a 25 ºC em cada um deles. Se você adicionar NaCl ao 1º béquer, misturando bem, você conseguirá dissolver cerca de 25 g de NaCl. Qualquer quantidade a mais de NaCl resulta num acúmulo de sólido no fundo do béquer, portanto 35 g de NaCl é a quantidade desta substância que satura 100 mL de H2O a 25 ºC. Nesta solução NaCl é o soluto e H2O é o solvente. Se você adicionar acetanilida ao 2º béquer, você verá que apenas alguns miligramas se dissolverão quando o ponto de saturação for alcançado.
Solubilidade
Por que existe uma grande diferença na solubilidade do NaCl e da acetanilida?
“Para que um sólido se dissolva, as forças de atração que mantêm a estrutura cristalina devem ser vencidas pelas interações entre solvente e soluto”. Veja o exemplo da figura abaixo:
dissolução de NaCl em água
No processo de solvatação aquosa, onde ocorre a dispersão de um sal como o NaCl, tantos os cátions Na+, quanto os ânions Cl- tornam-se hidratados com energia suficiente para vencer a energia da rede cristalina. Solutos com polaridades próximas à polaridade do solvente dissolvem-se em maior quantidade do que aqueles com polaridades muito diferentes. Cloreto de sódio e água são substâncias muito polares, mas acetanilida é bem pouco polar. Portanto, NaCl dissolve-se em água, mas acetanilida tem uma solubilidade pequena em água.
Resumindo, a regra é: “O semelhante dissolve semelhante”.
Não é somente a natureza do soluto e do solvente que influencia na solubilidade, mas a temperatura também é importante. A solubilidade de quase todos os compostos orgânicos aumenta com um aumento de temperatura. Este fato é utilizado na técnica de purificação