Aula 5
Nessa aula, vamos relembrar os métodos de análise do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, através da análise vertical e horizontal, bem como a análise da situação econômica e financeira das demonstrações contábeis.
A análise das Demonstrações Contábeis começa onde termina o processo contátil. Utiliza principalmente o Balanço Patrimonial e a Demostração do Resultado do Exercício, mas não se limita a estes, podendo alcançar outras demonstrações.
Segundo Padoveze (2010, p.3), “a análise de balanços ou análise financeira consiste em um processo meditativo sobre os números da entidade, para avaliação de sua situação econômica, financeira, operacional e de rentabilidade” e acrescenta que com os números encontrados “o analista financeiro extrairá elementos e fará julgamentos sobre o futuro da entidade”.
Então podemos dizer que a análise das demontrações é um exame minucioso sobre as contas que compõe as demonstrações, utilizando-se técnicas que resultam em conclusões sobre os dados obtidos e que servirão de base para a tomada de decisão.
Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício
A primeira técnica que apresentamos é a análise vertical e horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.
As principais características da análise vertical e horizontal são a comparação de valores de um determinado período com os valores apresentados em períodos anteriores e o relacionamento entre eles. Podemos afirmar que a base dessas análises é a comparação entre períodos.
Não existe, em especial, uma legislação para definir a utilização e as formas de apurar as análises Vertical e Horizontal. O que existe são metodologias conhecidas, que foram amplamente estudas e aprovadas pelo mercado financeiro mundial.
A análise vertical, também denominada análise da estrutura, facilita a avaliação da estrutura das demonstrações financeiras (Balanço