AULA 3 PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 1
SELEÇÃO DE TALENTOS
AULA 3: PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Profª Esp. Gabriella Gonçalves Saldanha
CONCEITUANDO PLANEJAMENTO
As organizações não operam na base do improviso, do “deixa a vida me levar”. As organizações requerem planejamento para todas as suas operações e atividades, em principal quando operam em mercados competitivos, dinâmicos e complexos.
O planejamento é uma importante ferramenta para a vida organizacional, sendo capaz de dar-lhe as condições de rumo e continuidade de sua trajetória para o sucesso. Esta ferramenta constitui a primeira das funções administrativa, vindo antes da direção e do controle.
Planejar significa interpretar a missão organizacional e estabelecer os objetivos da organização, bem como os meios necessários para o alcance desses objetivos com o máximo de eficácia, inclusive os recursos humanos.
Em resumo, planejamento pode ser melhor descrito como a função de selecionar os objetivos e estabelecer as políticas, procedimentos, recursos e os programas necessários para atingilos.
O sucesso na função de planejamento requer conhecimento e o reconhecimento do ambiente organizacional, a estimulação da criatividade e o encorajamento de novas ideias e abordagem inovadoras. Planejamento
Organização
Controle
Direção
Onde o planejamento tem por objetivo:
Definir a missão, os objetivos e as prioridades;
Determinar onde as coisas estão agora;
Desenvolver premissas sobre as condições futuras; Identificar os meios para alcançar os objetivos;
Implementar os planos de ação e avaliar os resultados. OS CUSTOS DE NÃO PLANEJAR
Não chegar ao objetivo: perder-se ou desanimar no caminho;
Chegar a um objetivo que não é bem o pretendido e que não satisfaz; Chegar a uma parte do objetivo, mas que não valeu a pena;
OS CUSTOS DE NÃO PLANEJAR
Chegar ao objetivo a um custo muito maior que o suposto; Chegar ao objetivo muito depois da data imaginada.
OS CUSTOS DE NÃO