Perguntas Caso CONSTAN A BASTO
1) Quais as principais dificuldades enfrentadas pela empresa no decorrer de seu processo de internacionalização?
“A atratividade do suprimento asiático, para os grandes compradores internacionais, decorria do baixo custo da mão-de-obra, bastante inferior ao do Brasil, além de incentivos e subsídios governamentais sob várias formas, e câmbio favorável. Inicialmente os calçados asiáticos competiam na faixa mais baixa de preço e qualidade, atendendo ao mercado popular, mas já era clara a tendência de ascensão para o segmento médio do mercado.” Além de todos esses atrativos o mercado asiático ainda começou a trazer os técnicos brasileiros para o seu mercado fazendo assim com que a qualidade também fosse exportada. Além desses fatores o que influencio foi a desvalorização da moeda brasileira em relação ao dólar. Isso fez com que a produção diminuísse.
2) Em seu entendimento quais seriam as alternativas de inserção da empresa no mercado americano, dominado por grandes players?
Os americanos por serem consumidores muito exigente, necessitam que além de serem produto de qualidade, preço acessível, tem que ter reconhecimento da marca. Para uma empresa se inserir nesses mercado e ganhar reconhecimento, na minha opinião, teve ter todos os fatores citados acima, mesmo os consumidores “comuns” americanos exigem extrema qualidade e preço adequados. O mercado de luxo americano ainda exige mais ainda, pois além de tudo tem que ter reconhecimento de estilistas e design, além de reconhecimento da marca em grandes eventos da moda.
3) Quais fatores contribuíram para o sucesso da empresa no mercado americano?
Todas as estratégias foram muito bem pensadas e aplicadas de forma corretas antes de abrirem as portas, desde a localização para a primeira loja, as pesquisas com as maiores marcas reconhecidas internacionalmente, a forma de “amaciar” o ego dos americanos, tudo isso fez, até mesmo antes da estreia, com que a empresa já começasse