M todos Eletromagn ticos
Os Métodos Eletromagnéticos utilizam parâmetros elétricos de solos e rochas para investigar a geologia de subsuperfície. Eles envolvem propagação de campos eletromagnéticos de baixa frequência e baseiam-se nos fenômenos físicos de eletricidade e magnetismo. Existem vários métodos EM, classificados de acordo com o parâmetro que é determinado pelo equipamento: métodos que medem a inclinação do campo resultante, métodos que medem as componentes do campo e métodos que medem diretamente a condutividade ou resistividade elétrica. Eles são bastante utilizados em geologia ambiental e hidrogeologia, e também são consagrados na prospecção mineral, especialmente de metais.
PRINCÍPIO DOS MÉTODOS
Os métodos eletromagnéticos têm como base vários princípios aplicados da física, como a condutividade elétrica, permissividade dielétrica e resistividade elétrica. Podem ser usados também radiações eletromagnéticas geradas por transmissores de rádio, usados em comunicação de longo alcance e sistemas de navegação, e até mesmo campos naturais gerados por tempestades de raios.
O método GPR (Radar de Penetração de Solo) tem como princípio a injeção de ondas de rádio de alta frequência no solo. O pulso eletromagnético é refletido no subsolo, e parte dessa energia é captada na superfície por uma antena receptora. Com a alta frequência a penetratividade é baixa, mas além disso, outros fatores como a resistividade dos materiais, altamente variável, também afetam a profundidade do pulso de radar. Em contrapartida, a alta frequência também permite maior resolução do método, isto possibilita investigações de ultra detalhe, como a localização de objetos enterrados, por exemplo.
Análogo à injeção de ondas de rádio, também é possível fazer injeções de corrente elétricas artificiais, por eletrodos metálicos, e assim determinar a resistividade elétrica aparente dos materiais em pontos da subsuperfície, pela resposta elétrica das diferentes camadas (método de eletrorresistividade).
A