Aula 2 TGA
DISCIPLINA
TGA - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Prof. Ana Paula Friedl apfriedl105@gmail.com Cel 988003254
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
ORIGENS
Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Teoria da Administração
Científica nos Estados Unidos da América, em 1916 surgia na França, espalhando-se rapidamente para a Europa, a Teoria Clássica da Administração.
A Teoria Clássica da Administração é a segunda escola do pensamento administrativo e recebeu também outras denominações: Normativista, Tradicionalista, Européia,
Anatomista (estrutura) e Fisiologista (funcionamento).
A Teoria Clássica da Administração recebeu este nome por ser a escola das normas, dos princípios e de um sistema de regras administrativas.
A abordagem da Teoria Clássica da Administração é a clássica, pois a sua ênfase estava nas tarefas e na estrutura organizacional.
A Teoria Clássica da Administração tinha uma ênfase particular na estrutura que a organização deveria ter para ser eficiente.
A Teoria Clássica da Administração, assim como a Teoria da Administração Científica, teve como origens as conseqüências geradas pelo avanço da Revolução Industrial, porém, com as particularidadesdo contexto europeu.
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
PRINCIPAL AUTOR
•A Teoria Clássica da Administração teve como principal nome Henry Fayol.
A história de Fayol
•Fayol nasceu em Constantinopla (atual Istambul, Turquia), em 1841, e faleceu em Paris em 1925.
•Família de origem francesa (o que lhe conferiu a nacionalidade) e com padrão econômico burguês.
•Foi educado no Liceu de Lion, na França.Em 1860, graduou-se engenheiro de minas pela Escola Nacional de Minas em Saint Étienne.
•Logo após a sua formatura, Fayol iniciou sua carreira profissional na CommentryFourchambault Company, onde trabalhou toda a sua vida profissional.
•De 1860 a 1866 trabalhou como engenheiro, fazendo notáveis avanços na técnica de combate aos incêndios subterrâneos. Seu trabalho foi