2 Aula - TGA - Teoria Geral da Administração
Grandes Autores: Elton Mayo e Kurt Lewin.
Ênfase: Relações Humanas, no Homem Social e no clima psicológico do trabalho.
- A organização informal é importante.
- Há necessidades psicológicas a atender: liderança e motivação.
Opõe-se à Teoria Clássica;
Surgiu da experiência de Harthorne.
Um grupo de mais de duas pessoas que possuem um objetivo comum é considerado uma organização. Uma empresa é um bom exemplo de uma organização formal, um grupo de amigos – funcionários da empresa – designa-se como uma organização informal.
Pesquisador Elton Mayo realizou uma experiência com mulheres de uma empresa, conforme se mudava a luminosidade do ambiente de trabalho delas se era analisado o desempenha das mesmas. Isso não mudou o desempenho delas, a uliminação é um impacto físico mas o que fez com que o desempenho se altera-se foi o fato de elas estarem sendo “avaliadas”, participando de uma experiência.
Com a Revolução Industrial houve uma separação entre os trabalhadores e a administração (Especialização).
Indivíduos sem chances de demonstrar a sua iniciativa e originalidade, devido ao fato de a comunicação não ser tão eficiente para estes.
Na Teoria das Relações Humanas, o administrador deve buscar:
- Entender o que os trabalhadores desejam do trabalho.
- Elaborar a comunicação.
A Teoria Neoclássica:
Engloba teorizações propostas por Peter Drucker, Ernest Dale e outros.
É uma evolução da Teoria Clássica, vendo a organização a partir de resultados e objetivos. O ponto fundamental dela é o de administrar uma técnica básica, importando os aspectos técnicos e específicos do trabalho de administrar e os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro da administração.
A Teoria do desenvolvimento Organizacional.
Autores: Chandler e Burke
Ênfase: Mudanças Planejadas.
Preocupa-se com o desenvolvimento das pessoas individualmente e em grupos. Prescreve o preestabeleci mento de padrões de desempenho e treinamentos. Recomenda o diagnóstico