Aula 06 De Mar O De 2015
BRASIL
2ª AULA: 06/03/2015
ASSUNTO: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO
BRASIL
PROFESSOR OTÁVIO LUIZ MACHADO
PERIODIZAÇÃO
Estrutura político-administrativa da colônia
TRABALHO
PARA A
PRÓXIMA
AULA
Leia atentamente o texto abaixo:
“Em cada época marcante da sua história, a sociedade brasileira tem sido levada a pensar-se novamente. É como se ela se debruçasse sobre si mesma: curiosa, inquieta, atônita, imaginosa. Não só se formulam novas interpretações como se renovam as anteriores. Podem mesmo recriar-se idéias antigas, parecendo novas.
Acontece que o presente problemático, difícil ou inovador, desafia o entendimento da sociedade, as explicações conhecidas. Há influência de idéias anteriores nas recentes. A originalidade destas nem sempre é plena.
Muitas vezes se beneficiam de sugestões, idéias e explicações passadas, ainda que criticamente. É como se a partir de certas crises, rupturas, ou mesmo revoluções as interpretações conhecidas envelhecessem. Podem ser substituídas por outras, ou as antigas são recriadas, parecendo originais. Mas não há dúvida de que, quando se rompem um pouco, ou muito, os vínculos entre o passado e o presente, este é levado a pensar o novo, novamente.
A nação é levada a pensar-se por seus intelectuais, artistas, líderes, grupos, classes, movimentos sociais, partidos políticos, correntes de opinião pública.
As forças sociais predominantes em cada época são levadas a pensar os desafios com os quais se defrontam, os objetivos que pretendem alcançar, os aliados e opositores com os quais negociar, os interesses próprios e alheios que precisam interpretar. Ao pensar o presente, são obrigadas a repensar o passado, buscar e rebuscar continuidades, rupturas e inovações. Mesmo quando pretendem o futuro, são postas a pensar outra vez o passado, acomodá-lo ao presente, ou até mesmo transformá-lo em matriz do devir”
(IANNI, Octávio. A idéia de Brasil moderno. São Paulo: Brasiliense,